Pontarola

Emergência

Cel. clínica

41 99116-6937

41 98487-1255

Odontología en Curitiba

NOSOTROS HABLAMOS ESPAÑOL

Odontoiatria a Curitiba

PARLIAMO
ITALIANO

Dentistry in Curitiba

WE SPEAK
ENGLISH

Cirurgia dos terceiros molares (dentes do siso) - Dentes Inclusos (sisos)

Quando devemos nos preocupar com os sisos?
Com a idade de 13, 14 anos, se o jovem apresenta arcada dentária completa, devemos já radiografar a região dos terceiros molares. É por este período que os terceiros molares já formaram coroa e estão iniciando a formação das raízes, o que nos permite prever se haverá espaço para a erupção dos sisos ou não.

Quando devo remover os sisos?
A remoção cirúrgica deve obedecer à alguns critérios, à saber:
Idade: em mandíbula, quando mais precocemente removermos um dente que, no futuro, não terá condições de erupcionar, mais rápida e incômoda será a cirurgia, além de mais econômica.
Antecedentes Familiares: infelizmente, a tendência familiar para dentes impactados ou de grande volume é uma verdade. Se alguém da família apresentou ou apresenta impactação ou mal-formação dental, é muito provavel que um irmão ou filho possam apresentar o mesmo quadro.
Dor na região: a presença da dor pode significar erupção normal ou início de pericoronarite, que é a infecção da mucosa peridental, quadro extremamente doloroso e crônico (não se resolve com medicamentos). Convém radiografar.

Cirurgia do Siso é complicada? Dói?
Não. Simplesmente é delicada, mas para o Cirurgião, não para o paciente. É executada sob anestesia dentária local comum, em Consultório, com os cuidados normais de uma pequena cirurgia bucal.
Quanto tempo vou ficar amortecido?
A anestesia mais utilizada dura cerca de 3 horas, mas pode variar dependendo do grau metabólico do paciente.
Os meus sisos estão totalmente dentro do osso, como é que eles são removidos?
Os terceiros molares totalmente inclusos requerem a abertura de uma “janela” no osso para sua remoção. Para isso, utilizam-se brocas muito afiadas em rotações controladas por um motor elétrico que fazem um corte preciso ao redor da coroa do dente permitindo sua remoção.

Eu vou ficar muito inchado?
O edema dos tecidos moles sempre aparece. Atualmente, com a evolução da farmacologia, isso pode ser remediado.

Eu vou ter dor depois da cirurgia?
Imediatamente depois da cirurgia são prescritos medicamentos analgésicos para o alívio da dor. O desconforto é quase nulo.

Vai sangrar muito?
O sangramento durante a cirurgia é quase inexistente. Como qualquer cirurgia, podem ocorrer hemorragias, mas são facilmente controladas.

E o pós-operatório?
É muito importante a colaboração do paciente. Exige repouso ABSOLUTO por 24 hs e RELATIVO por mais 24 hs. O paciente seguindo as instruções ministradas pelos cirurgiões, dificilmente terá desconforto ou problemas.
E porque os jovens tem tantos problemas com os sisos?
Esta é uma pergunta que os pais sempre nos fazem: "No meu tempo, não era necessária esta cirurgia...".
Infelizmente, as gerações anteriores não tinham acesso aos consultórios dentários como hoje e, graças a isto e a uma Odontologia mais primitiva, nossos pais foram muito mutilados, com dentes que hoje seriam perfeitamente tratáveis, sendo extraídos. E com as extrações, os espaços permitiam a erupção dos sisos sem problemas...

E, não se esqueça: é sempre preferível prevenir do que remediar um problema !!
Faça sua consulta e solicite uma radiografia dos sisos...